Alfredo Andersen


Sapeco da Erva-mate

Esta pintura retrata uma paisagem. Algo interessante para refletir sobre ela é o fato de que o artista norueguês Alfredo Andersen interessava-se por retratar a realidade. Um exemplo é esta obra, que mostra o tratamento dado às folhas de erva-mate após a colheita. O ciclo da erva-mate foi a principal atividade econômica do Paraná no decorrer do século XIX, mesmo período em que Andersen residiu em Curitiba. Sabendo que esse artista não era brasileiro, o que você acha que poderia despertar mais a atenção dele nas cenas da nossa cultura? 

Uma curiosidade é que ele tinha o costume de pintar tanto ao ar livre quanto em seu ateliê. Ao observar as pinceladas e as cores desta obra, você consegue identificar se é um início de tarde ou um amanhecer? Perceba os movimentos que Andersen realizou com o pincel sobre a tela; foram pinceladas rápidas, longas ou curtas?

O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.

Ver programa

Conteúdo Relacionado

Consulte a seção de

Perguntas frequentes sobre o Educativo

Visite o MON.

Planeje sua visita

CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Eventos, exposições e outras atividades no MON.